Ela que não está
“O que pintar? Pinta-se a morte da pintura e a do autor. Ela que não está é uma série de pinturas feitas a partir de um afresco de Giotto para Capela Bardi, em Florença, obra que Daniel e eu conhecemos apenas de reprodução: uma cena religiosa, um santo morto rodeado por padres que choram sua morte. O que chama nossa atenção é uma falha: talvez um descascamento do afresco, talvez alguma matéria que se afixou a ele — não importa. A falha é figura, e o gesto do Daniel é pintá-la; apropria-se da não pintura de Giotto, usando para isso não tintas (limalha de ferro, verniz asa de barata). Incapaz de adotar um novo objeto de amor, o pintor recorda e retorna ao primeiro pintor da moderna história da pintura. Numa para-apropriação, ignora Ela (a obra daquele que anuncia o Renascimento) que aqui não está, para sugerir outras figuras: uma forma arquitetônica, a casa e o sudário de Giotto.”
(trecho do texto “Daniel Senise”, de Adriano Pedrosa, publicado no catálogo da exposição do artista na Thomas Cohn Arte Contemporânea, São Paulo, em 1994)